O que é a parte civil de uma obra?

Em se tratando de construção civil, são diversos profissionais que atuam neste ramo e colocam a mão na massa para construir as edificações que moramos, trabalhamos e vemos por aí. Entretanto, como as funções são divididas, cada pessoa é responsável por algo dentro da obra. Então, no caso da parte civil especificamente, como ela funciona? É sobre isso que vamos abordar no artigo de hoje. Confira! 

É normal pensar que dentro da engenharia, o grupo responsável pela execução são os engenheiros, pedreiros e mestre de obras. Apesar dessa ideia não estar errada, existem mais pessoas envolvidas em uma obra de construção civil. 

Como por exemplo, os profissionais que atuam diretamente no canteiro de obras, além dos citados acima, são os encarregados, serventes, pintores, carpinteiros e eletricistas. 

Portanto, para saber mais sobre as funções desempenhadas dentro da engenharia civil, clique aqui. Temos um conteúdo exclusivo sobre esse assunto para te ajudar a entender melhor. 

Profissionais da parte civil da obra

\"Profissionais

Agora, falando especificamente da parte civil de uma obra, também existe um grupo de profissionais responsáveis por fazer a construção acontecer sem trabalharem diretamente nessa área. Isto é, estão mais ligados a parte administrativa da obra.

Nesse sentido, na parte civil de uma obra estão o gerente de contrato, engenheiro de produção, de planejamento e de segurança, compradores, encarregado administrativo e de compra, almoxarifado, técnico de segurança, de planejamento e de qualidade, e auxiliar administrativo. 

Atividades exercidas pelos profissionais 

Com relação a cada um deles, o gerente de contrato é aquele que fará toda a comunicação com o cliente, além de fiscalizar a produção e a segurança. Portanto, possui papel fundamental na obra, já que está em contato com clientes e fornecedores.

Em seguida há o engenheiro de produção, o qual é responsável pelas atividades que ocorrem em campo. Neste caso, faz o projeto se tornar obra. Portanto, tem muito contato com o mestre de obras e encarregados, além de conhecer as técnicas de execução, rotinas e sequência dos serviços. 

Enquanto que o engenheiro de planejamento e de segurança cuidam da rotina de planejamento e controle da obra, e das atividades de segurança do trabalho, respectivamente. 

\"Profissional

Os compradores fazem as cotações e fechamento de compras, enquanto o encarregado administrativo cuida das contas, folhas de pagamento e transporte de profissionais, e o encarregado de compras faz a gestão de compra de insumos, locações e serviços de terceiros.

No caso do almoxarifado, são os profissionais que recebem e retiram materiais, controlam o estoque, lançam notas e solicitam compras. Diferente do auxiliar administrativo que ajuda as tarefas diárias do encarregado administrativo.   

Por fim, o técnico de segurança, de planejamento e de qualidade utiliza os EPIs, cumpre as normas de segurança e acompanha serviços de riscos, oferece suporte ao engenheiro e controla o sistema de qualidade da obra, respectivamente. 

Gostou de saber sobre o que se trata a parte civil de uma obra? Então acompanhe o blog para mais conteúdos como este.

E lembre-se, ao buscar por serviço e profissionais de qualidade, conte com a Sólida Engenharia e Construção para tirar qualquer projeto do papel. 

 

Veja também: 

Como os resíduos gerados pela construção civil podem ser reutilizados?

COMPARTILHE